Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Sismmar convoca professores para assembleia no dia 6

Será terça-feira, às 9 horas, na Câmara Municipal. O principal tema em discussão será alterações do Plano de Carreira, no que diz respeito à nomenclatura do cargo, hora-atividade e à descrição das atividades da Docência II

A diretoria do Sismmar está convocando os professores de Araucária para assembleia extraordinária que será realizada na terça-feira, 6 de junho.

A assembleia está marcada para as 9 horas, em primeira convocação, e será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores.

O principal assunto em discussão diz respeito à proposta de se alterar a lei do Plano de Carreira com três objetivos:

Mudar a nomenclatura dos cargos de profissional da educação para professor. Assim, o Quadro do Magistério passa a ser composto pelos cargos de Professor Docência I, Professor Docência II e Professor Pedagogo. Esta questão atende principalmente às pedagogas, pois desmonta entraves na legislação local para a aplicação da lei federal que garante a elas a aposentadoria especial. É uma alteração que está sendo construída junto com a Smed.

Outro dispositivo de lei nacional que precisa ser incorporado á legislação municipal é a hora-atividade de 33% da jornada. Esta mudança é proposta pelo Sismmar.

Uma terceira alteração é apresentada pela Smed, mas ainda não recebeu o aval dos professores. Refere-se à descrição das atividades da Docência II. O governo pretende com isto, usar professores da Docência II para atuarem em Suporte ao Desenvolvimento e Aprendizagem aos estudantes dos quartos e quintos anos.

Outro tema da assembleia diz respeito à organização sindical. Será recomposto o Conselho Fiscal, que está com vaga aberta após a saúde de uma conselheira.