Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Sismmar completa 28 anos de muita luta

Desde 23 de setembro de 1989 o Magistério municipal de Araucária organiza em torno do Sismmar as lutas pelas suas reivindicações trabalhistas e em defesa da escola pública de qualidade

Os professores contratados pelo Município de Araucária começaram a se organizar nos anos 1980, quando o Brasil vivia um período de redemocratização.

Não foi à toa que a fundação da APA – Associação dos Professores de Araucária, em março de 1984, ocorreu durante o movimento das “Diretas, já!”,

Foi em torno da associação que a categoria conquistou o Estatuto do Magistério, em 1986, e realizou a primeira greve, em 1988.

Com o direito dos funcionários públicos formarem seus sindicatos, previsto na Constituição de 88, o magistério partiu para criar o seu sindicato, que aconteceu em assembleia realizada em 23 de setembro de 1989. Um sábado, como neste ano.

A APA continuou existindo por um tempo e, para evitar dupla representatividade ou que fosse contestada a legitimidade do sindicato, houve um período de transição. As diretorias da associação e do sindicato tiveram eleições casadas, elegendo as mesmas pessoas, se fundindo na APA-Sindicato.

A sigla Sismmar aparece em março de 1993, quando a entidade está consolidada e passa a funcionar em sede própria, em 1º de maio do mesmo ano, homenageando o professor Ambrósio Iantas.