Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Sismmar ganha nova direção a partir de janeiro

A partir de 1º de janeiro as ações de luta dos professores municipais de Araucária serão organizadas e encaminhadas pela gestão Firmes! A Luta Muda a Vida

A partir de 1º de janeiro as ações de luta dos professores municipais de Araucária serão organizadas e encaminhadas por uma nova diretoria. A gestão Firmes! A Luta Muda a Vida assume a diretoria do Sismmar e fica na direção do sindicato até dezembro de 2020.

Em sua apresentação à categoria após as eleições ocorridas em 9 de novembro, seus membros prometem uma gestão baseada na combatividade, formação política e atenção à categoria. O texto foi publicado na edição 74 do jornal Sismmando e reproduzimos a seguir.

Firmes! A Luta Muda a Vida

A direção eleita para a próxima gestão do Sismmar agradece a confiança daqueles que depositaram o voto em seu favor. Percebemos bastante mobilização nessa eleição, apesar de muitos filiados não terem comparecido às urnas. Compreendemos o recado de cada voto, contra, a favor ou abstenção.

Entendemos o período que segue como de muitos desafios a serem enfrentados. Os ataques aos nossos direitos se intensificaram no último período. Além daqueles ataques sofridos pelo governo federal, como as reformas trabalhista e da previdência, percebemos o arrocho aos nossos direitos, e governantes das esferas estadual e municipal atuando em consonância contra o trabalhador. A mídia também se esforça nesse sentido para buscar confrontar trabalhadores, colocando nas costas do funcionalismo a culpa pela crise.

Nesse sentido, acreditamos que a união da classe trabalhadora, o diálogo tanto com a categoria como com os demais trabalhadores e a comunidade em geral são essenciais para construir uma luta coesa e forte. Precisamos atuar juntos entendendo que cada ataque atinge todos aqueles que garantem seu pão com o suor do trabalho. Não podemos abrir mão de nenhuma força, para que, assim, enfrentemos com valentia nossos opressores.

Ameaças

Especificamente em Araucária, observamos nessa gestão absoluta falta de diálogo. Decisões são tomadas a toque de caixa e pegam desprevenidos os próprios funcionários que trabalham diretamente com o gestor. Ameaças e destempero completam o quadro que estamos vivendo. O prefeito Hissam já deixou clara sua intenção de enfraquecer o sindicato. Promove isso inclusive com ações que teoricamente dividem a categoria – como deixar de pagar progressões e promoções para um grupo, que, consequentemente, fica prejudicado em relação ao outro grupo.

Deixa claro isso também quando seus representantes insistem em fingir uma relação próxima ao sindicato. Exemplo disso temos em falas do secretário da Educação quando diz que “o sindicato sabe de tudo” – em relação aos ataques que viemos sofrendo na educação.

Ação

São necessárias firmeza, garra e coragem para enfrentar tamanhos desmandos. Não podemos deixar que ações como essas desmobilizem a categoria. Temos muito por que lutar, a exemplo do reajuste, da regulamentação da jornada, hora-atividade de 33% da jornada, aposentadoria especial dos pedagogos, estadualização, eleição de diretores, pagamento de promoções e progressões a aposentados.

A nossa pauta de lutas é imensa e acreditamos que unindo nossa categoria podemos avançar nos pontos necessários. A luta não pode se fazer fragmentada, é preciso solidariedade!

Atuaremos junto ao SIFAR e demais sindicatos engajados na luta para que assim fortaleçamos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Além das pautas específicas do magistério, as pautas gerais urgem e não é possível mais esperar! São anos de salários defasados.

Não podemos aceitar e nem nos ater às desculpas que insistem em repetir quando colocam nosso meio de sobrevivência à margem. Além disso, é através do nosso trabalho, enquanto funcionários públicos, que a população tem acesso àquilo que é seu direito. Trazer a comunidade para apoiar nossa luta é fundamental.

Compreendemos que 2017 ainda prevê muita luta, e  começaremos 2018 com grandes desafios, que enfrentaremos com unidade, força  e coragem. Faremos uma gestão baseada na combatividade, formação política e atenção à categoria.

Diretoria Colegiada Plena
Gestão FIRMES! A LUTA MUDA A VIDA – 2018-2020

Coordenação Geral
Titular: JOSIANE BF FURMAN
Adjunta: DANIEL MARTELLO LAZINHO

Coordenação Administrativa
Titular: JOSIEL DOS SANTOS LIMA
Adjunta: CLARICE MARIA MOSSON

Coordenação de Finanças
Titular: TATIANE C PENKAL BURNAGUI
Adjunta: JULIANA PINTO KATO

Coordenação de Organização Sindical
Titular: ZULEICA GAPSKI VIEIRA
Adjunta: ANA PAULA MARTINS

Coordenação de Comunicação
Titular: ALICE CRISTINA UNICKI DOS SANTOS
Adjunta: JULIANA TAIS FERREIRA

Coordenação de Assuntos Pedagógicos e Formação Política
Titular: VERIELI DELLA JUSTINA
Adjunta: SILVANA ELISA DE MORAIS SCHUBERT

Coordenação de Aposentados
Titular: ISIS DE FATIMA KLECHOVICZ
Adjunta: FRANCIELLI TERESINHA BERNA

Suplentes
LUCI MARIA MOSSON
MARCO ANTONIO BARBOSA MAFRA
SOLANGE ORLIKOVSKI
EVERTON WILLYAN BURNAGUI
MARCIA ANTONIA KUSMAM
ADRIANA DO ROCIO KUSMAN FLETER
UDO ENNS