Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Professor Paulo aborda o racismo no CR de abril

O Sismmar realizou nesta quarta-feira, 11, a reunião mensal do Conselho de Representantes. Um dos destaques foi o encaminhamento de questões definidas na assembleia de 28 de março, como as negociações com a Smed e o prefeito

Também foram discutidos meios para defender os direitos dos professores da Docência II, ações conjuntas na Educação Infantil e a formação em Pedagogia Histórico Crítica, que o Sismmar está promovendo em parceria coma Unioeste, entre outros temas.

Como é proposta da gestão, para cada CR é convidada uma pessoa para falar de um assuntoi da atualidade. Se em março Dafne Drumond falou sobre a luta das mulheres pelos seus direitos, desta vez o professor Paulo Antônio dos Santos tratar do racismo.

Professor Paulo atua no CMEC e desenvolve projetos para o combate ao racismo e leva este trabalho às escolas municipais que se interessarem.

Ele abordou a importância de se discutir o racismo nas escolas e em todos espaços e, mais que isto, defendeu a importância de se promover a igualdade racial. Devido a uma relação histórica herdada do escravismo e ainda não superada, há poucos médicos, engenheiros ou mesmo professores negros no Brasil. Por outro lado, há muitos, mais que a média nacional, em presídios.

Neste cenário, faltam à criança negra referências para o seu futuro. Por isto, o sistema de cotas é fundamental para democratizar o acesso da maioria da população à formação superior e aos postos de trabalho praticamente reservado aos brancos.