Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Diferentes, porém iguais!

Pedagoga faz reflexão sobre relações de gênero no Coletivo de Pedagogia. Próximo encontro do grupo será na quarta, 27, no Sismmar, e vai abordar o trabalho à luz da Lei 10.639

Roseane de Araújo Silva*

Uma temática que permeia o universo das nossas escolas, atualíssima por sinal, é a reflexão sobre Gênero.Ou seja, discutir sobre o que é ser mulher e ser homem. Trazer nossos olhares sobre masculinidade e feminilidade ao centro das nossas reflexões cotidianas, percebendo como ocorrem estas relações nas escolas e nos CMEIs. Como percebemos essa temática junto aos nossos alunos e às alunas? E entre os profissionais que atuam na educação? Qual a abordagem necessária ou possível de acontecer no ambiente escolar objetivando relações mais igualitárias?

Sem a intenção de responder estas questões, mas de “colocar lenha na fogueira”, foi que realizamos no Coletivo de Pedagogas e Pedagogos esta reflexão sobre as relações de gênero.

A discussão foi proveitosa e divertida, reforçando a necessidade de fazermos estes questionamentos onde estivermos. As diferenças entre mulheres e homens só existem no aspecto biológico e as desigualdades sociais e culturais são entendidas como relações de gênero. Portanto, são desigualdades construídas, passíveis de transformações, podendo, a todo momento ser modificadas. Ao falar das relações entre mulheres e homens não estamos afirmando que um ou outro são superiores, nem falamos em inversão da pirâmide. Os lugares sociais são apenas lugares ocupados em um momento histórico e a roda do mundo gira e o que hoje é assim, amanhã poderá ser diferente. Mulheres e Homens são iguais! Mulheres e Homens são diferentes!

* Roseane de Araújo Silva é integrante do Coletivo de Pedagog@s do Sismmar e pedagoga da Escola Profª Balbina Pereira de Souza e do Colégio Júlio Szymanski.

Materiais utilizados no Coletivo sobre Relações de Gênero, disponíveis no youtube:

1. Vídeo “A hora da quentinha” - As Olívias

l7STJ6hqGJU


2. Vídeo “Acorda Raimundo... Acorda!, com Paulo Betti e Eliane Giardini 

HvQaqcYQyxU