Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O Sismmar e o Executivo municipal devem se reunir na primeira semana após o carnaval para encaminhar as reivindicações da categoria. Nesta quarta-feira (15), o diretor geral da da Secretaria de Governo se comprometeu em agendar uma audiência entre os representantes do sindicato e o prefeito Albanor José Gomes para debater o assunto. A reunião deverá ocorrer na última semana de fevereiro.

Na sede da Prefeitura Municipal de Araucária (PMA), diretores do Sismmar, professores, pedagogos e diretores de escolas participaram nesta manhã da entrega da pauta de reivindicações da categoria ao Executivo. O objetivo foi pressionar o prefeito para que o mesmo retome o diálogo com a categoria, já que a última reunião realizada entre o sindicato e a prefeitura ocorreu em 2009.

 A falta de diálogo entre o sindicato e a administração municipal foi destacada pela coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, durante reunião com o diretor geral da Secretaria de Governo, Enerzon D. Harger Vieira, que a recebeu em sua sala, na sede da PMA. Giovana lembrou que ofícios encaminhados pelo sindicato não vem sendo respondidos pelo Executivo. “É necessário que o prefeito nos receba. Já tivemos oportunidade de nos reunir com o Executivo em outro momento – junto com demais secretarias – e um calendário de trabalho foi criado para agilizar esse processo. Ninguém perde com esse diálogo”, destacou Giovana.

Após o relato da coordenadora do Sismmar, o diretor geral se comprometeu em encaminhar a pauta de reivindicações para o prefeito. Segundo ele, há a possibilidade de Albanor receber a comissão do Sismmar após o carnaval e dar sequência às negociações deste ano. “Assumo o compromisso de agendar uma data”, frisou Enerzon Vieira.

Prioridades da pauta – No início desta semana, o sindicato enviou ofício (012/12) para a prefeitura solicitando que a pauta de reivindicações do magistério fosse protocolada. O documento foi protocolado, recebeu o nº 001798/12 e agora contém as cláusulas que deverão ser objeto de negociação entre a administração municipal e o sindicato. São 30 itens prioritários elencados pelos profissionais da educação pública e que foram aprovados na última assembleia geral do Sismmar, ocorrida no dia 09 de fevereiro.

Além dos 33% de hora-atividade, conforme prevê a Lei 11.738 (Lei do Piso Salarial do Magistério), e principal reivindicação da categoria, o sindicato busca a recomposição salarial dos servidores do Magistério. O Sismmar vai negociar com o Executivo um reajuste – extensivo aos aposentados e pensionistas – que englobe perdas históricas acumuladas de março de 2004 a maio de 2011 em 1,56%, reposição de inflação dos últimos 12 meses – estimado em 5,25% (INPC-DIEESE) e aumento real de salário em 5%.

Clique aqui e acesse a íntegra da pauta de reivindicações

what you need to know

in your inbox every morning