Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

A saúde do/a trabalhador/a foi o tema destacado na reunião do Conselho de Representantes do Sismmar realizada em 5 de agosto. Pela manhã, o conteúdo foi trabalhado pela psicóloga Sarita Malaguti, servidora municipal de Araucária. À tarde, esteve a cargo do médico Lucas Mion, da rede pública de Curitiba.

O debate tomou como base a realidade dos presentes, que apontaram em bonecos as dores recorrentes que sentiam e possíveis motivações. Percebeu-se que as sensações se repetem. Muitos apontaram problemas na garganta, no ombro direito, dores de cabeça, indicando um quadro clínico provocado pelas condições de trabalho.  

Várias pessoas apontaram as dificuldades com a perícia médica, que na maioria das vezes parte do pressuposto que o/a trabalhador/a quer desculpa para não trabalhar. A lógica do capitalismo é extrair o máximo de quem trabalha, com o mínimo de direito possível. Por isto se culpam os próprios trabalhadores pelo adoecimento causado pela forma como o trabalho é desenvolvido.

Para reverter a situação, é necessária uma política pública que atenda a saúde do/a trabalhar/a desde a prevenção, anulando os fatores que causam, até o pronto atendimento, assegurando todos os direitos a quem precisa se afastar do trabalho.

what you need to know

in your inbox every morning