Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

No dia 1º de abril de 2014 estudantes da UFPR derrubaram a estátua do ex-reitor e ex-ministro da Educação Flávio Suplicy de Lacerda. O protesto reeditou outro realizado em maio de 1968, justamente para lembrar os 50 anos do golpe militar no Brasil.

O escracho foi promovido pelo Levante Popular da Juventude e outros movimentos de estudantes e organizações, Coletivo Tarifa Zero, Coletivo Quebrando Muros, Coletivo Rua – Juventude Anticapitalista, PSOL, PCB e CALC –, com o apoio do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade Memória e Justiça.

Cerca de 200 pessoas participaram do ato. Os jovens jogaram tinta e colaram cartazes no busto e no fim do ato, derrubaram-no e arrastam-no até o pátio da universidade.

Suplicy foi ministro da Educação no governo do general Castelo Branco, de 1964 a janeiro de 1966. Teve responsabilidade pelo acordo MEC-Usaid, que transformou o ensino brasileiro num projeto tecnocrático, alinhado aos interesses imperialistas dos EUA e do capital estrangeiro.

Ao lembrar os 50 anos do golpe militar, os estudantes consideraram inadmissível que o monumento ainda permaneça na Universidade Federal do Paraná.

O Levante Popular da Juventude diz esperar  que a Comissão da Verdade da UFPR e a Comissão Estadual da Verdade possam encaminhar, junto aos movimentos sociais e sociedade civil, o busto para o devido lugar de memória que lhe cabe. Que seja lembrado como um Agente da Ditadura Militar. “Nossas homenagens devem ser feitas aqueles e aquelas que ontem e hoje lutaram pela consolidação da Democracia e da Justiça!”, anunciaram em nota.

what you need to know

in your inbox every morning