Na sessão de 22 de junho da Câmara Municipal, os vereadores de Araucária aprovaram o Plano Municipal de Educação. Referendado em segunda votação na manhã do dia 23, o projeto vai para a sanção do prefeito.
Agora a cidade tem um plano geral de educação, que vai além das políticas imediatas de governos municipais. Composto por 17 metas, este documento vai nortear os caminhos para desenvolver a educação no município pelos próximos dez anos.
Este é o quarto plano de educação encaminhado aos vereadores. Os três primeiros, apresentados em 2000, 2008 e 2012, foram rejeitados ou nem entraram em votação. Este só foi aprovado porque existe a lei federal. O Plano Nacional de Educação deu prazo de um ano, até 25 de junho, para que estados e municípios fizessem seus planos.
As experiências anteriores deram a Araucária uma base para elaborar o plano. Debates no Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública e em audiências públicas firmaram seu conteúdo.
Porém, no momento de enviar o projeto para a Câmara de Vereadores, a administração municipal retirou muitas estratégias, que enfraqueciam suas metas.
Imediatamente o Sismmar e o Sifar procuraram o Legislativo e, junto à Comissão de Educação, coordenada pelo vereador Paulo Horácio, fizeram um levantamento do que poderia ser recuperado da proposta que saiu dos debates com a sociedade. A grande maioria das estratégias foram incorporadas ao substitutivo levado ao plenário da Câmara, e aprovado.