Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Ao longo desta semana, de 1º a 7 de setembro, todas as regiões do país celebram a 18ª edição do Grito dos Excluídos, cujo lema é“Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. Com esta iniciativa, os setores populares – grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais comprometidos –  alertam sobre o papel do Estado na condução de políticas que dizem respeito a vida coletiva e cotidiana. Em Curitiba, o ato público do Grito  acontecerá na Comunidade 23 de agosto, no dia 07/09.

“O Grito dos Excluídos completa sua maturidade na construção daquela que é, sem dúvida, a maior manifestação unitária nacional por um Estado a serviço da Nação, por um Projeto de Brasil onde seu povo possa retomar o destino de nossa sociedade em suas mãos. É, portanto, o momento de investirmos naquilo que nos unifica contra aqueles que querem manter um projeto de desenvolvimento voltado aos donos do poder”. Grito de Recife/PE.

O que é o Grito dos Excluídos?  – O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que se compõe de uma série de eventos e mobilizações que se realizam  há 18 anos ao redor da Semana da Pátria, ou seja, de 01 a 06 finalizando-se no dia 07 de setembro, ou um pouco antes, isso depende da realidade local. Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais que se juntam para protestar e propor caminhos novos. As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional. O objetivo é transformar uma participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente e ativa por parte da população.

 

Grito no Paraná –  Em Curitiba/PR, o ato do Grito  acontecerá na Comunidade 23 de agosto,  no dia 07/09. Em Foz de Iguaçu/PR, o  Grito acontece dia 7/09. A concentração será às 9h na Av. Paraná,  entrarão no desfile Oficial.

Contatos: (41) 9945-0517 (Vera, da Associação de Moradores 23 de Agosto)/ (41) 9632-3385 (Jaqueline, da Pastoral da Saúde)

O Grito dos/as Excluídos/as nas redes sociais: 

 

 

 

what you need to know

in your inbox every morning