Na assembleia do dia 30 de julho o magistério municipal decidiu realizar manifestações durante a semana pedagógica, especialmente no dia de formação concentrada, onde era costume.
Mas neste ano a administração municipal decidiu pulverizar as atividades de formação. Cada escola fará um debate internamente sobre a orientação da equipe pedagógica de cada escola. Assim, evita uma grande manifestação da categoria e economiza com ao não trazer estudiosos que possam contribuir com conhecimento.
Mas com suas artimanhas, o prefeito não vai parar a nossa luta. A categoria vai realizar atividades de mobilização nos dias 28, 29 e 30 de agosto. As orientações já foram encaminhadas às escolas, conforme deliberação do Conselho de Representantes ocorrido em 5 de agosto. Os materiais para debate podem ser baixados deste site, na seção Arquivos Para Baixar > Saúde.
Confira a programação de lutas:
Dia 28 de agosto – Quinta-feira
Debate sobre condições de trabalho e saúde
a. Responder ao Questionário sobre as Condições de Trabalho e Saúde, para formar um banco de dados a fim de subsidiar melhor as lutas. Clique aqui para baixar o formulário.
b. Ler os itens sobre Condições de Trabalho e Saúde da Pauta de Reivindicações (clique aqui para acessar e aqui para baixar), debater e apresentar novas propostas, para atualizar o documento.
c. Ler e debater o texto de apoio “Quando ensinar é adoecer”, de Emílio Gennari (clique aqui para acessar e aqui para baixar).
d. Destacar entre o grupo um relator e um coordenador para sistematizar as propostas e encaminhá-las ao Sismmar.
Dia 29 de agosto – Sexta-feira
Panfletagem no centro e nas comunidades para denunciar o descaso com os servidores, o nepotismo e o excesso de comissionados
a. Os profissionais podem comparecer à barraquinha de panfletagem que será montada pelos sindicatos Sismmar e Sifar na esquina do Cavalo Baio.
b. Também podem formar equipes para entregar os panfletos e adesivos no entorno da escola.
c. Será realizado um “adesivaço” nos carros.
Dia 30 de agosto – Sábado
Caravana nos bairros e nos locais de realização da semana
Distribuição dos panfletos e diálogo com os moradores da cidade sobre os problemas da educação e da saúde e sobre a situação dos servidores públicos.