Terminou o recesso de julho. Os professores de Araucária retornaram ao trabalho fazendo formação, na Semana Pedagógica.
Nesta segunda-feira foi realizada conferência na Escola Archelau de Almeida Torres. A professora Andrea Barbosa Gouvea, da UFPR, expôs questões fundamentais para a qualidade da educação. Ela abordou temas como democratização do acesso, permanência, avaliação e condições de participação e de aprendizagem.
Para as saudações iniciais, pela manhã e à tarde, foram chamados ao palco o vice-prefeito Rui Souza, o secretário da Educação Ronaldo Martins, a presidente do Conselho Municipal de Educação Creusa Ribeiro, o presidente do Sifar Vilmar Barão e a coordenadora geral do Sismmar.
Giovana Piletti falou da aflição que acomete a categoria com a o congelamento dos salários e com o descumprimento do Plano de Carreira. Ela criticou a manutenção dos cargos comissionados e cobrou do vice-prefeito empenho em favor dos trabalhadores do serviço público, ele que é de um partido que se formou na trajetória de lutas dos trabalhadores. Por fim, informou que no dia 24 haverá assembleia para decidir sobre a paralisação no dia 26.
O vice-prefeito Rui Souza, que na reunião de 5 de julho havia protelado qualquer solução para o ano que vem, disse que em setembro o governo municipal deve começar a quitar a sua dívida. No entanto, para os servidores, a administração municipal precisa apresentar proposta concreta e responder aos pedidos de informação
Durante a semana pedagógica o Sismmar vai continuar o trabalho de mobilização dos professores. Todos estão convocados para a assembleia no dia 24, quarta-feira, às 15h30min, no salão da Igreja do Perpétuo Socorro, perto da Câmara Municipal.