15 de outubro deveria ser um dia de celebração para os professores, mas na rede municipal de ensino de Araucária não há motivos para comemorações.
Por este motivo, o magistério fará manifestações na quinta-feira, Dia do/a Professor/a. A categoria via se concentrar às 10 horas da manhã, na frente da Secretaria da Educação. Dali, parte em caminhada até o Paço Municipal.
Pais, mães e todos que defendem a educação pública de qualidade estão convidados a participar da Caminhada pela Educação.
À tarde, a partir das 15 horas, os professores farão manifestações e panfletagens junto aos terminais de ônibus no Centro e na Vila Angélica, para denunciar a situação da educação pública em Araucária.
O prefeito vem atacando os direitos dos professores e dos demais servidores: atrasou a correção dos salários, congelou a carreira, não paga benefícios previstos em lei; e não cumpre a lei federal que prevê um terço da jornada para hora-atividade.
As escolas estão abandonadas. Não têm dinheiro para a manutenção básica. As condições de trabalho são péssimas. Não há materiais para o bom trabalho com os alunos. Até a merenda escolar estão racionando. Há televisões novas em terminais para o prefeito fazer sua campanha, mas não tem dinheiro na escola.
Apenas três Cmeis têm condições de atender. Os demais trinta Cmeis só não estão fechados porque o Ministério Público não quis prejudicar as crianças. Desde 2009 está previsto que a partir de 2016 o Município deve oferecer vagas na pré-escola a todas as crianças de 4 e 5 anos.
Nenhum planejamento foi feito e agora o prefeito corre contra o tempo: junta turmas, superlotando salas, pra tentar criar mais vagas. Está jogando para a rede estadual escolas e estudantes a partir do 6º ano.
Mas o Estado não está em condições de oferecer ensino de qualidade. As escolas estadualizadas estão em situação pior. E lá os professores também sofrem ataques abertos do governador Beto Richa.
Por todos estes motivos, neste 15 de outubro os professores de Araucária levam à população o seu protesto contra o descaso como é tratada a educação pública.