O SISMMAR Sindicato dos Servidores do Magistério vêm a público manifestar indignação quanto à atitude da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação em decidir pela cessação do transporte dos servidores até seus locais de trabalho.
Os servidores foram comunicados da decisão na tarde de quintafeira e reunidos no SISMMAR nesta sexta-feira decidiram em conjunto com a APPSindicato, vereadores Rui Sérgio e Vereador Clodoaldo, procurar o Poder Público para que revisse tal decisão uma vez que:
- Foram informados no ano passado, ao assumirem as vagas nas escolas e cmeis, de que teriam a garantia do transporte saindo de frente do Paço Municipal todos os dias.
- Não há linhas de transporte coletivo do Município que atenda aos horários de início e término de aulas.
- Muitos professores possuem padrões em escolas e/ou municípios diferentes, a ausência de transporte inviabilizará a organização profissional dos docentes e afetará outras escolas.
- Todos os profissionais desejam garantir e manter preservado o direito dos alunos em ter acesso à Educação e o cumprimento do calendário escolar, para tanto é imprescindível que se garanta aos profissionais o direito ao acesso aos locais de trabalho.
Foram estabelecidas comissões de professores que buscaram audiência com o Prefeito Albanor, que por não estar presente no Paço Municipal, não recebeu os professores. Recebidos então pela Secretária de Educação Maria José de Lima Dietrich, foi nos comunicado que haveria a possibilidade de revisão da decisão, mas garantiu que segundafeira a situação dos profissionais permanece a mesma, ou seja, sem linhas de ônibus disponíveis e sem transporte cedido pela Administração.
Nesse sentido, definiuse que nesta segundafeira, 07, os profissionais aguardarão em frente ao Paço Municipal até a chegada do transporte, caso ele não ocorra os profissionais permaneceram em frente à Prefeitura até que lhes sejam possibilitados mecanismos de transporte para irem até as escolas.
A Prefeitura anunciou no final da tarde que não irá iniciar o ano letivo na data prevista, por problemas na licitação de transporte de alunos. Mesmo assim os professores estarão reunidos a partir das 7 horas da manhã desta segundafeira, em frente ao Paço, para tentar dialogar com o Prefeito Albanor e também está agendada nesta data, reunião com o Ministério Público e com a Câmara de Vereadores.
Certos de contar com a compreensão do conjunto da população araucariense, nos colocamos a disposição e reafirmamos nosso compromisso com a garantia de uma educação de qualidade a todos os estudantes da rede pública municipal e estadual matriculada em nosso município.