Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Em matéria veiculada por um jornal de televisão, trabalhadores das agências bancárias do país vêm reclamando que não há condições de trabalho adequadas nos bancos. Em muitos locais faltam ventiladores e ares condicionados. O recurso foi atender por contingência e intimar os patrões a resolverem a questão nas agências afetadas, sob pena de paralisação das atividades, afirmou o sindicato da categoria.

Aqui em Araucária, o calor tem sido muito forte, acompanhando a onda de calor recorde na história de todo país. As aulas nas escolas retornam no dia 3 de fevereiro, ou seja, daqui a 15 dias. E muitos professores já estão prevendo o sofrimento causado pelas altas temperaturas em  sala de aula.

Muitas salas contam com apenas um ventilador de teto, muitos inclusive danificados. Algumas salas de madeira, e que iniciarão com número elevado de alunos, devido ao enxugamento das turmas promovidas pela Smed em algumas escolas no final do ano passado, serão insuportáveis em dias muito quentes.

É preciso que neste período em que os estudantes estão em férias, a Smed realize uma vistoria nas salas de aula e proceda a manutenção, troca e compra destes equipamentos, em caráter emergencial.

Em salas muito quentes e pouco ventiladas, o rendimento dos estudantes cai muito e os professores sofrem com o ressecamento das cordas vocais, o que exige consumo frequente de água fresca.

Outro problema é a ausência de quadras cobertas nas escolas municipais. A prática de Educação Física e atividades extraclasse, assim como o horário do recreio penalizam as crianças e servidores submetidos ao sol forte. Muitos professores necessitam adaptar seu planejamento para não expor os alunos às altas temperaturas.

O Sismmar encaminhou pedido para que a atenção seja dada e a vistoria seja feita. Resta saber se a Prefeitura irá realizar os procedimentos devidos, como uma forma de zelar pelo maior patrimônio do Município que são nossos estudantes. Temos a esperança de que qualidade da educação e as condições de trabalho passem a ser efetivadas por meio de mais ações concretas e menos discursos economicistas neste ano.

what you need to know

in your inbox every morning