6 de agosto é dia de luta contra projeto que fulmina os direitos dos trabalhadores
As centrais de trabalhadores estão chamando mobilizações para o dia 6 de agosto em todo o Brasil.
Este é um desdobramewnto das mobilizações ocoridas em 11 de julho, convocado pela Conlutas, CUT, CTB, UGT, CGTB e Força Sindical.
Os protestos de agosto vão denunciar o projeto de lei 4330, do deputado Sandro Mabel (PR-GO).
A pretexto de regulamentar a terceirização, o projeto demole a CLT. É um ataque direto aos direitos dos trabalhadores.
Um estudo de 2011 do Dieese mostra que os trabalhadores dos serviços terceirizados trabalham em média três horas a mais por semana, recebem 27% a menos e são vítimas de 80% dos acidentes de trabalho.
O resultado seria desastroso para todos os trabalhadores, inclusive do serviço público.
Para entender melhor, observemos um exemplo prático. Pelo projeto, bancos (ou outras empresas) podem contratar serviços bancários (atividade fim) por terceiros, não apenas serviços como os de vigilância (atividade meio).
Os banqueiros demitem bancários e usam empresas terceirizadoras de mão-de-obra para não cumprir os acordos coletivos. São direitos como piso salarial da categoria, participação nos lucros e resultados e outros.
A manobra deixa os trabalhadores inseguros. Os salários são rebaixados. Como ocorrem em todos os setores, milhões de pessoas são atingidas diretamente e toda a população, indiretamente.
Voltam a crescer a desigualdade social e a concentração de renda.
O PL 4330 estava previsto para ser votado em 9 de julho. Foi adiado e pode ser aprovado a qualquer momento. Precisa ser rejeitado.
Ajude a denunciar o projeto da terceirização!
Apoie as mobilizações do dia 6 de agosto!