Ontem (06), a direção do SISMMAR participou de mais uma reunião da Comissão de Estudos da Carreira e Previdência, que é composta também por representantes do SIFAR, Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), Prefeitura e Câmara de Vereadores. O tema foi a carreira dos servidores, conforme cronograma.
Nessa reunião, a Procuradoria Geral do Município (PGM) afirmou que a Prefeitura manterá as propostas de ataques à carreira do magistério, como o pagamento por subsídio ao invés de pagamento por vencimento, fim do crescimento vertical, do quinquênio e dos avanços por certificação, além da falta de enquadramento na tabela.
O SISMMAR, por sua vez, reforçou que defende os crescimentos verticais e horizontais e a valorização da carreira dos profissionais do magistério, com formações de qualidade e promovendo o crescimento profissional dentro da rede.
Para piorar, o Executivo também voltou a afirmar que pretende romper o diálogo e enviar os Projetos de Lei (PLs) do pacotaço novamente à Câmara de Vereadores já na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, antes de esgotar os debates. Já os sindicatos seguem na luta para que o prazo seja estendido, a fim de abordar todos os temas previstos no calendário.
De acordo com a PGM, o calendário proposto pelo SISMMAR e o SIFAR não teria sido aprovado pelos membros da comissão. Entretanto, cabe reforçar que foi a própria Prefeitura que solicitou esse cronograma e que em nenhum momento estava prevista uma votação desse calendário, que, aliás, vem sendo seguido pela comissão.
Imposição não é diálogo!
Os representantes do governo alegaram que nunca prometeram que acatariam as decisões da Comissão de Estudos da Carreira e da Previdência. Essa afirmação confirma o que os sindicatos vêm falando desde o início das negociações: a comissão está sendo utilizada apenas para validar as propostas do Executivo e para dizer que houve diálogo com as representações dos servidores municipais, enquanto, na verdade, a Prefeitura segue impondo ataques à carreira e previdência.
Um exemplo de que não está havendo diálogo é a imposição do pagamento por subsídio. SISMMAR, SIFAR, FPMA e Câmara de Vereadores já se posicionaram contrários à essa proposta, mas o Executivo segue com a imposição desse grave ataque à carreira, mesmo sem apresentar argumentos que sustentem essa opção.
Próxima reunião
A próxima reunião da Comissão ocorre nesta quarta-feira (08), a partir das 08h30, na sede do SISMMAR. O tema será a carreira do magistério municipal de Araucária. Fique atento(a) aos debates e aproveite para participar do Seminário em Defesa da Carreira e Previdência nesta sexta-feira (10), no qual iremos tratar desse assunto.
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!
NÃO AO PACOTAÇO!
Siga as redes sociais oficiais do SISMMAR para ficar por dentro das notícias do magistério.
Site: www.sismmar.com.br
Facebook: www.facebook.com/sismmar.magisterio
Instagram: @sismmar.araucaria
Filie-se: https://sismmar.com.br/site/filie-se/