As professoras e professores da rede municipal de Araucária fizeram a reposição do dia de greve nesta quarta-feira (20), com atendimento aos estudantes em todas as Unidades Educacionais, e cobram que o prefeito Hissam devolva o dinheiro que foi descontado dos salários de forma intransigente, sem sequer esperar a decisão final da Justiça.
O SISMMAR também critica a forma como a reposição foi imposta pela Prefeitura. Diferente de todas as outras vezes em que o magistério realizou paralisações, desta vez o governo, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) não aceitaram negociar e impuseram de forma autoritária a reposição no dia 20 de dezembro através de decreto.
Nem o Conselho Municipal de Educação de Araucária (CME), entidade que tem o papel de articular e mediar as demandas educacionais junto à gestão municipal, além de desempenhar funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora, foi consultado sobre essa forma de fazer reposição.
Como a reposição foi feita na base do “atropelo” pelo prefeito Hissam, o sindicato destaca que as reposições organizadas pelas professoras e professores são mais efetivas, pois são os trabalhadores quem sabem fazer os projetos de reposição para engajar os e as estudantes.
Batalha judicial
O SISMMAR e o SIFAR já obtiveram a primeira vitória na ação judicial referente à greve de 15 de agosto. Com isso, a Prefeitura já foi intimada a devolver os descontos salariais referentes ao Descanso Semanal Remunerado (DSR) e a retirar a anotação de “falta injustificada” na ficha funcional – o que não ocorreu até o momento por má vontade do governo.
A devolução do desconto referente ao dia parado dependia da reposição, portanto, agora a Assessoria Jurídica dos sindicatos seguirá batalhando na Justiça para que o prefeito também seja intimado a devolver os valores que surrupiou das servidoras e servidores como forma de penalização por terem feito a maior greve da cidade.
HISSAM, DEVOLVA O DINHEIRO DAS(OS) PROFESSORAS(ES)!
PELA CARREIRA E PREVIDÊNCIA, SOMOS RESISTÊNCIA!