O quarto seminário temático promovido pelo Sismmar contou com a participação da professora Andressa Fochesatto. Ela atua na rede municipal de Curitiba e é dirigente do Sismmac.
Os seminários têm o objetivo de atualizar e reorganizar a Pauta de Lutas do magistério de Araucária. O assunto debatido na manhã desta terça-feira, 14 de abril, foi a realidade das séries finais do Ensino Fundamental.
A conversa foi profícua. Andressa trouxe para a discussão informações sobre como os professores de Curitiba enfrentam situações bem similares às de Araucária. Foi possível saber como está sendo o processo de implantação da hora-atividade de um terço da jornada na capital, como é o dimensionamento das escolas e como enfrentam a superlotação das salas.
Outras questões abordadas foram a violência nas escolas e as diferenças nas carreiras
E, como aqui em Araucária, as políticas públicas e medidas (que, não raras vezes, discordam da diretriz geral) são sempre adotadas sem um diálogo próximo aos professores.
No âmbito pedagógico foi conversado sobre a mudança brusca que afeta o estudante quando passa da quinta para sexta série, da unidocência para a multidocência, com diferentes professores e metodologias distintas e, muito comum, desorientando e dificultando sua adaptação à nova realidade.
O quinto seminário será na quinta-feira da próxima semana, dia 23, às 13h30, e vai tratar das séries iniciais do Ensino Fundamental, com mediação de Maria Silvia Bacila Winkeler (Tuiuti)