Na manhã desta quarta-feira, 25 de março, ocorreu a segunda etapa dos Seminários Temáticos, promovidos pelo Sismmar. As atividades têm o propósito de atualizar e reorganizar a Pauta de Lutas da categoria. O assunto do dia foi Educação Infantil, com os debates mediados por Thays Teixeira. Ela é professora da Rede Municipal de Curitiba e mestranda pela UTFPR.
O próximo seminário vai tratar da Educação no Campo, com a participação de Regina Bonat Pianovski, da Universidade Tuiuti. Será no dia 1º de abril, a partir das 8h30, no Sismmar.
Para introduzir as discussões, Thays Teixeira abordou duas concepções quem têm orientado a Educação Infantil. Uma é de educar por meio de atividade de lazer e pelo brincar. A outra é de que esta etapa é preparatória para o Ensino Fundamental.
Thays defendeu a Educação Infantil como um espaço para educar e ampliar a cultura da criança, de forma que ela se aproprie do gênero humano. Por meio de brincadeiras e de jogos de faz de conta a criança aprende a se relacionar, a negociar, a se apropriar de formas de conduta e das regras. É ensinar para o mundo social.
“Na Educação Infantil precisamos sair do lugar comum, além daquilo que a criança já tem em casa. Não devemos apenas reproduzir a galinha pintadinha, ou somente distribuir brinquedos para distrair. É preciso intenção; que cada atividade tenha conceito, forma e conteúdo. Não é o mesmo da educação escolar, mas não pode ser menosprezado”, defendeu a professora.
Embora pequena, a participação de professoras da categoria foi bastante ativa. Elas expuseram como se dão estas questões nas unidades educacionais, formulando críticas e propostas visando à formação continuada, à melhoria das condições de trabalho, das estruturas dos Cmeis, etc.