Na reunião realizada em 26 de setembro no Sismmar, foi informado aos usuários do convênio de Plano de Saúde que a Clinipam cancelou o contrato coletivo com o sindicato.
Como o plano é empresarial, qualquer uma das partes pode fazer este cancelamento, desde que 30 dias antes do aniversário do plano. Foi o que ocorreu, pois nosso plano vence dia 30 de outubro.
A própria Clinipam ofereceu como opção aos usuários os planos individuais sem as carências.
Mas na reunião foi levantada a possibilidade de migrar para o plano da Clinipam que a Aspma mantém. Por ser coletivo, este plano é mais barato que os individuais e garante vários direitos adquiridos no plano atual. Mas a migração apresenta problemas:
- O plano não aceita ascendentes (pais e mães).
- Também exige algumas carências.
- A Aspma cobra o plano com 40 dias de antecedência, diferente do Sismmar. Isto acarretaria na cobrança de duas mensalidades no contracheque de outubro, uma pelo Sismmar e outra pela Aspma.
O sindicato também consultou a Unimed e a empresa estabeleceu a data 18 de outubro como limite para que as coberturas comecem no dia 1º de novembro. A única exceção seria para doenças pré-existentes, que têm carência de dois anos (24 meses).
Para migrar para o plano individual da Clinipam os professores devem telefonar para o número 3021-3001 e explicar a situação.