Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.
greve servidores federais da Educação
Foto: Divulgação/Sinditest-PR

Compreendendo a greve como um histórico instrumento de luta da classe trabalhadora, o SISMMAR declara apoio à greve dos servidores técnicos-administrativos em Educação (TAE’s) e docentes de colégios, institutos e universidades federais. A luta por recomposição salarial e orçamentária e reestruturação da carreira é justa e legítima!

Os TAE’s da Universidade Federal do Paraná (UFPR), incluindo o Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) estão em greve desde o dia 11 de março. Já os docentes e estudantes das federais do Paraná aderiram à paralisação na última segunda-feira (15).

A greve é nacional, segue por tempo indeterminado e ocorre em 24 estados. O movimento paredista afeta ao menos 51 universidades e 470 Institutos Federais (IFs), além de colégios federais, conforme levantamento do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

O que os servidores federais da Educação reivindicam é que o governo Lula (PT) reestruture as carreiras de técnicos-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT), pague a recomposição salarial, revogue todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro, recomponha o orçamento e reajuste imediatamente os auxílios e bolsas dos estudantes.

Segundo a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que lidera o movimento grevista, os servidores da rede federal entraram em greve após frustração nas negociações, embora reconheçam avanços com o governo atual.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) informou que, com a pressão da paralisação nacional, haverá uma nova negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta sexta-feira (19), na qual espera que o governo federal apresente respostas.

TODO APOIO À GREVE DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO!

RECOMPOSIÇÃO SALARIAL E REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DOS TAE’S E DOCENTES JÁ!

what you need to know

in your inbox every morning