Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) encaminhou um ofício aos professores informando a suspensão temporária do Plano de Formação 2024 e das mediações nas unidades educacionais. Conforme a mantenedora, essa seria uma solução temporária para suprir a falta de profissionais na rede municipal.
Sobre essa demanda, o SISMMAR defende que a suspensão da formação seja realmente apenas uma solução temporária para que os professores consigam fazer os 33,33% de hora-atividade.
Para resolver o problema de forma definitiva, a defesa do sindicato segue sendo a contratação de mais profissionais via chamamento de concurso.
Vale destacar que o remanejamento de profissionais que atualmente trabalham como assessores e formadores na SMED para as unidades educacionais foi uma das sugestões que o SISMMAR apontou em reunião com o governo para resolver o descumprimento da hora-atividade. Já a decisão por suspender a formação continuada a fim de enviar o pessoal da SMED para as unidades foi uma decisão unicamente da mantenedora.
Para resolver a falta de professores, é preciso que o município contrate mais profissionais com URGÊNCIA. Somente assim os profissionais do magistério vão poder fazer a sua hora-atividade, conforme a lei, e também voltar a ter o plano de formação o mais rápido possível.
Afinal, a formação continuada é primordial para a qualificação profissional e melhora da prática docente!