Item da Pauta de Reivindicação deste ano, o pagamento das promoções verticais a que tem direito os professores que possuem diplomas de complementação da Vizivali, Ulbra e UCB, será debatido na próxima quinta-feira (08), às 17h30, na sede do Sismmar. Estão convidados para esta reunião – que contará com a participação das advogadas do Sismmar Valéria Reschette e Camila Rafanhim e a vereadora Adriana Cocci – todos os professores que lutam para que seus diplomas sejam regularizados.
Na última audiência com Smed, realizada no dia 1º de março, o Sismmar defendeu o direito à nomeação e progressão na carreira dos docentes que cursaram essas universidades. Na ocasião, os dirigentes sindicais argumentaram que o governo do estado do Paraná já criou mecanismos de regularização dos diplomas dos docentes que possuem a titulação da Vizivale. Ou seja, daqueles que buscaram formação em instituições credenciadas pelo MEC, como é o caso da ULBRA e UCB, antes mesmo do programa de complementação proposto pelo governo do Estado.
A validação dos diplomas ocorreu por meio de um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em Araucária, a Smed afirmou que a PGM já se manifestou pela aceitação dos diplomas. No entanto, a secretária municipal de Educação, Maria José Dietrich, afirmou que a poderá dar um retorno sobre o assunto dentro de 15 dias. Neste período, a Smed vai analisar as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o procedimento que o município deve realizar para com os professores exonerados e os que estão se apresentando.
Mais informações: 3642 1280, com Kele