Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

As aulas da rede municipal de ensino retornam na próxima sexta-feira (10). No período que antecede o início do ano letivo, os profissionais da educação participam de várias atividades pedagógicas. Nesta quinta-feira (02), os gestores escolares estiveram presentes na “Reunião de diretores” promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). O Sismmar também compareceu. Durante toda a manhã, os diretores do sindicato entregaram o jornal da Campanha de Lutas 2012 e a Carta para os Diretores de Escolas e Cmei’s, documento que aborda a importância da gestão democrática, a defesa do processo eleitoral e a unidade com os professores, temas importantes neste ano em que haverá eleições para diretores de escolas.

O objetivo da Reunião de Diretores foi preparar os professores para a organização e elaboração do Plano de Ação e Planejamento das Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas. Na ocasião, a secretária Municipal de Educação falou sobre motivação, incorporação de 729 novos profissionais – administrativos, atendentes e professores – nos últimos três anos na rede municipal e também sobre as obras que devem ser inauguradas pelo prefeito no próximo dia 11: o Cmei Estação e o Cmei Torres. A atividade também serviu para convocar os professores a participarem da Semana Pedagógica, que será realizada de 06 a 09 de fevereiro.

Semana Pedagógica – A palestra “Diretrizes curriculares municipais: saberes e práticas pedagógicas no cotidiano escolar”, que será proferida no dia 07 de fevereiro pela professora Naura Síria Carrapeto Ferreira, abrirá a Semana Pedagógica de Araucária.  Nos dias 08 e 09, os profissionais que atuam no município vão participar durante todo o dia de cursos que acontecerão em quatro locais: escolas Archelau e Cachoeira, Cmei Tindiquera e Centro de Educação Continuada. O credenciamento para as atividades, segundo a Smed, será realizado em dois períodos: das 8h às 8h30 e das 13 às 13h30.

Semana de Lutas – Paralela à Semana Pedagógica, o Sismmar vai intensificar as mobilizações que fazem parte da Campanha de Lutas 2012. O objetivo é mobilizar a categoria para pressionar o Executivo a atender as reivindicações do magistério. “Após a assembleia geral do dia 09 de fevereiro, vamos fechar a nossa pauta de reivindicações e apresentá-la, já no dia 15 de fevereiro, para o prefeito Albanor. A nossa principal bandeira de luta é a implementação dos 33% de hora atividade. O governo de São Paulo, que também é do PSDB, recorreu à Justiça para não cumprir a Lei 11.738. Não queremos que o prefeito tente usar qualquer argumento semelhante”, enfatizou a coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti.

Além de reivindicar a alteração na jornada, a campanha de lutas inclui a luta pela recomposição salarial de acordo com o INPC. O Sismmar busca um reajuste salarial de 12, 24%. O percentual engloba a soma referente ao cálculo definido pela categoria relativo às perdas históricas acumuladas de março de 2004 a maio de 2011, em 1,56%, a inflação dos últimos 12 meses, estimado em 5,25% (INPC-Dieese) e um aumento real de salário em 5%.

Intensificar mobilizações – Também nesta segunda-feira (06), o Sismmar realiza uma série de ações nas escolas. Como o período também é de eleição de representantes nas escolas, a direção do sindicato vai dar início ao debate com a base sobre a pauta de reivindicações. Nos próximos dias 07,08 e 09, o Sismmar montará banquinha e fará panfletagem nos locais onde serão realizados os cursos da Semana Pedagógica.

Assembleia – Finalmente no dia 09 de fevereiro, a assembleia geral do Sismmar vai aprovar a pauta de reivindicações e o plano de lutas para 2012. A assembleia também definirá os diretores que farão parte da Comissão de Negociação do Sismmar. No dia 15 de fevereiro, estes novos integrantes da Comissão e os novos representantes de escola vão entregar a pauta aprovada em assembleia para o prefeito e forçar a negociação.

Ainda no final deste mês, dia 29 de fevereiro, o Sismmar participa da Reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Na ocasião, será eleito em assembleia o representante de base do Sismmar.

Clique aqui e veja o conteúdo da Carta para os diretores de Escolas e Cmeis na íntegra

 

 

 

 

 

 

what you need to know

in your inbox every morning