A categoria aprovou em assembleia realizada na tarde desta terça-feira(05) estado de alerta sobre a proposta para a implementação da hora-atividade de 33%, conforme estabelece a Lei Federal 11.738/08(Lei do Piso do Magistério). Caso o Executivo não cumpra a promessa de implantar a jornada de 1/3 nas séries iniciais até o mês de agosto, conforme afirmou em reunião com o Sismmar, os professores de Araucária farão assembleia no final de julho para garantir que a lei seja cumprida.
A coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, fez a abertura da assembleia geral do Sismmar informando à categoria sobre as últimas reuniões de negociação com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Sobre a proposta para a hora-atividade de 33% na Docência I – séries iniciais e Educação Infantil -, Giovana explicou que o secretário municipal de Educação, Ronaldo Martins, afirmou em reunião, realizada no último dia 22 de janeiro, que o cumprimento da Lei 11.738 deve ocorrer até agosto desse ano. No caso da Docência II – séries finais – , o prazo para a modificação na jornada é até janeiro de 2014, uma vez que a Smed teria de fazer levantamentos sobre o número turmas e profissionais, bem como organizar a atual grade curricular, o tempo das aulas, dentre outros elementos.
Proposta do Executivo deixa categoria em estado de alerta – Como o secretário de Educação já confirmou que ampliará a hora-atividade na Docência I, o objetivo agora é aguardar que a promessa seja cumprida até o início do segundo semestre. Para pressionar o governo a cumprir o acordo, a categoria fará assembleia no final de julho para definir as mobilizacões que serão realizadas para garantir a conquista desse direito.
Pauta de Reivindicações – O ato de entrega da Pauta de Reivindicações 2013 ao prefeito eleito, Olizandro Ferreira, será realizado às 9 horas do próximo dia 14 de fevereiro. A atividade contará com uma comissão composta por 10 pessoas – quatro dirigentes do Sismmar e quatro representantes da categoria, juntamente com mais dois servidores aposentados. Clique aqui e acesse a íntegra da Pauta 2013.
Professores em substituição – Outro informe mencionado na assembleia a respeito da reunião com o Executivo foi em relação aos descontos nos salarios dos professores substitutos com dias de atestado médico/licença saúde. O Sismmar cobrará da Smed a criação de uma legislação que regulamente a atividade desses profissionais. A normatização da função passará pela discussão em uma comissão que será criada para essa finalidade, que contará com representantes da Smed e do Sismmar.
Indeferimentos das progressões – Os professores que saíram do estágio probatório entre 01 de janeiro e 29 de abril protocolaram suas promoções no período estabelecido pela Smed. No entanto, tiveram suas progressões indeferidas injustificadamente. Segundo o Sismmar, isso se deu devido a redação do PCCV, que abre margem para este equívoco em relação aos direitos dos profissionais que terminam o estágio. O secretário de Educação afirmou que pagará todas as promoções até o mês de abril de forma retroativa.
Professores que não receberam1/3 de férias – Nesta quinta-feira (07), a diretoria do Sismmar fará reunião com a Smed para debater a situação dos professores que não identificaram o pagamento de 1/3 de férias no contracheque de janeiro.
Dirigentes sindicais liberados e recomposição da direção sindical – As professoras Mara Correia Martins e Eloisa Helena Grillo são as novas dirigentes liberadas para atuar junto ao sindicato. Elas foram eleitas no último dia 28 e 29 de janeiro, data do planejamento do Sismmar. A liberação era uma reivindicação antiga do magistério de Araucária, já que a atual gestão contava com apenas três profissionais liberados, o que dificultava o trabalho de defesa dos direitos da categoria.
Em relação à nova composição da diretoria da entidade, Giovana informou que quatro dirigentes da atual Gestão – “Lutar e resistir para Conquistar” – enviaram carta de renúncia de cargo para assumir funções na Smed: Gláucia Gomes de Oliveira (coordenadora adjunta de Assuntos Pedagógicos e Formação Política), Márcia Reis, Marlene de Fátima Gonçalves e Nair Macedo da Silva.
A atual diretoria ficou assim distribuída: Coordenação Geral: Giovana Piletti (titular) e Gilziane Queluz (adjunta); Coordenação Administrativa: Maria Regina Pedroso (titular) e Josiane Perpetuo da Silveira (adjunta); Coordenação de Finanças: José Afonso Strozzi (titular) e Marcos Tuleski (adjunto); Coordenação de Organização Sindical: Eloisa Helena Grillo (Titular) e Umbelina Marli Burnagui (adjunta); Coordenação de Comunicação: Hector Paulo Burnagui (titular) e Mara Lucia S. Correia (adjunto); Coordenação de Assuntos Pedagógicos e Formação Política: Dirléia Aparecida Matias (titular) e Nilo Silva Pereira (adjunto); Coordenação de Aposentados: Elecy Luvizon (titular), Filomena Resner (adjunta) e Madalena Sallak (adjunta).