Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos

A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos teve início nesta quinta-feira (22) em Foz do Iguaçu (PR). O Coordenador Administrativo do SISMMAR, Gilmar da Silva, está presente no evento e, ontem, participou das discussões da Mesa 3 sobre privatização da educação e da saúde, precarização do trabalho e ataques aos direitos sociais.

Conforme os debates da mesa, um dos alertas vem por conta das parcerias de institutos e fundações que, na educação e na saúde de muitos países da América Latina e do Caribe, disputam os investimentos públicos. Dentre essas fundações, destacam-se a Fundação Lemann na educação e as igrejas na saúde.

Além de abordar esses temas específicos, o evento é voltado, de forma geral, à unificação das lutas dos movimentos sociais e sindicais dos povos dos países latino-americanos e caribenhos. O objetivo principal é somar forças contra a extrema direita, contra a exploração do capitalismo e a retirada de direitos dos trabalhadores.

Cerca de 1,5 mil pessoas, entre sindicalistas, ativistas, líderes de organizações políticas, movimentos populares e membros de centrais sindicais, estão em Foz do Iguaçu para participar da Jornada. Inclusive, diversos presidentes e ex-presidentes da América do Sul, como Pepe Mujica, e ministros brasileiros, como a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva.  

O evento continua com diversas mesas de debate e terá o seu encerramento hoje (23), a partir das 21h30, com o Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pela Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila).

what you need to know

in your inbox every morning