Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O coordenador Comunicação do Sismmar, Hector Paulo Burnagui, participou nesta quarta e quinta- feira (15 e 16), em Brasília, do 3º Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que abordou nesta edição o tema “A força das redes sociais na luta sindical”. O evento – que reuniu especialistas em comunicação e representantes de sindicatos filiados à Confederação – discutiu o potencial das redes sociais como ferramenta para fortalecer a luta e a imagem dos trabalhadores em educação, bem como para criar novos leitores.

Tecnologia da Informação (TI), disputa de hegemonia, latifúndio midiático e blogsfera foram alguns dos temas abordados nesta edição do Seminário. O centro do debate foi poder da comunicação como estratégia na articulação da luta dos trabalhadores. Para transformá-la em uma aliada, os sindicalistas presentes receberam informações sobre as novas formas de comunicação (redes sociais) e as novas ‘fontes’ de noticias (jornalismo alternativo).

Por outro lado, o jornalista Leonardo Wexell Severo, autor do livro Latifúndio Midiota: Crises, Crimes e Trapaças, fez – a partir da sua obra – uma explanação sobre o poder que a grande mídia tem de influenciar a sociedade. No livro, Leonardo faz crítica à manipulação da sociedade feita pelos grandes meios de comunicação, que realizam uma cobertura que atende apenas ao setor financeiro que os mantém. Para ele, o jornalismo alternativo ganha força por fazer contraposição aos grandes conglomerados de mídia e por apresentar à sociedade a versão dos trabalhadores que não tem espaço na grande imprensa.

Troca de experiências – Ainda no primeiro dia, os representantes de 18 sindicatos filados à CNTE conheceram as estratégias de comunicação utilizadas por vários sindicatos (estaduais e municipais). Estes relataram as forma como utiliza a comunicação e os desafios  que enfrentam na área.  Por fim, o sociólogo e coordenador de mídias sociais da CUT Nacional, Alex Capuano, proferiu palestra sobre as novas tecnologias da informação e de comunicação.

Na quinta-feira (16) de manhã, a professora e blogueira Conceição de Oliveira, mais conhecida como Maria Frô, mostrou o quanto as ferramentas de mídia – blogs, Facebook, Twitter, Youtube, dentre outras – podem contribuir para a luta dos trabalhadores da educação e para fim à criminalização das práticas sindicais e dos movimentos sociais com um todo. Para ela, o movimento sindical tem de se apoderar desses instrumentos para difundir as suas ideias não apenas ao público ligado à educação, mas para todo o conjunto da sociedade.

O potencial das redes – Para provar o potencial das redes, no final o evento, os presentes participaram de oficinas práticas, nas quais puderam aperfeiçoar seus conhecimentos de redes sociais e tiveram a oportunidade de trabalhar com vários tipos de linguagens e plataformas, tais como Facebook, Twitter, Youtube, blogs e sites. O professor Hector integrou o grupo responsável pela criação da “Fan Page” e do Twitter do evento. Os demais grupos trabalharam com conteúdos em textos (blogs), vídeos (Youtube) e fotos (galeria Flickr).

Para Hector, o seminário conseguiu envolver vários aspectos da comunicação, mas deixou claro que a luta sindical e dos movimentos sociais não podem ficar restritas a grupos específicos. “O debate foi enriquecedor. Pudemos analisar como os sindicatos vêm tornado a comunicação sindical mais eficiente. O  momento também foi importante para verificarmos como é a nossa relação com a grande mídia, como estamos nos comunicando com a categoria e como estamos dialogando com a comunidade em geral. Temos de ampliar o diálogo com sociedade, mostrando valores e conceitos que atraiam mais pessoas para a nossa luta para não ficarmos numa visão corporativista. Além disso, a informação é essencial para a formação de novos trabalhadores e militantes da educação”, finalizou o coordenador de comunicação do Sismmar.

what you need to know

in your inbox every morning