Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

A campanha do Sismmar em defesa da aplicação dos 33% de hora-atividade na rede municipal de ensino de Araucária já está sendo veiculada na TV e na rádio. O material produzido, que tem o objetivo de conquistar o apoio dos pais dos alunos e da comunidade araucariense, está sendo exibido na TV Araucária e na Rádio Iguassu. 

Clique no Canal do Sismmar no Youtube para ver o material que foi para o ar

Sobre a hora-atividade – Os 33% de hora-atividade na jornada semanal do professor fazem parte da Lei Federal que criou o Piso do Magistério (Lei 11.738). Mas o que é hora-atividade? É o período em que o professor está fazendo atividades escolares e pedagógicas, tais como elaboração de aulas, correção de provas, estudos, dentre outras atividades. Ela é importante porque, além do tempo que vai ser usado para preparar uma boa aula para o seu filho, também vai impedir que o professor leve trabalho para casa. Todo trabalhador tem o direito de cumprir as suas atividades profissionais no seu espaço de trabalho. Porque os professores têm que levar provas e trabalhos para corrigir em casa sem serem remunerados para isso? A hora-atividade é um direito e é obrigação do governo implantá-la.

Por que sindicato cobra a hora-atividade?

Aqui em Araucária, o prefeito não faz nenhum esforço para que a hora-atividade seja cumprida. Há cinco meses o Sismmar aguarda o estudo do impacto da aplicação da hora-atividade no município. Isso porque, para cumprir a lei, o Executivo vai ter de contratar novos professores, vai precisar fazer concurso público e reorganizar a distribuição de aulas e de turmas de cada escola. Mas, até o momento, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) não apresentou nenhuma proposta para alterar a jornada dos trabalhadores que atuam com a educação infantil e ensino fundamental do (1º ao 9º ano). Sem aplicar a hora-atividade, a prefeitura desrespeita a lei, os profissionais do magistério e impossibilita a melhoria na qualidade de ensino. O prefeito precisa assumir o compromisso com a educação!

Como fica a jornada de trabalho do professor com a aplicação da hora atividade?

Quando a lei for aplicada em Araucária, a jornada dos professores será dividida em dois momentos. Os professores terão 13 horas-aula em sala, dando aula para os alunos e 7 horas-aula semanais para fazer outras atividades (hora-atividade). Nesse período ele poderá estudar, elaborar aulas, corrigir provas e trabalhos, participar de reuniões pedagógicas, fazer planejamento, dentre outros. Ele poderá fazer tudo isso, caso queira, dentro ou fora da escola. A hora-atividade é um direito que o professor conquistou para poder estudar mais, ler mais e melhorar ainda mais a aula para o seu filho, ou seja, é o tempo que contribuirá para a qualidade do ensino na rede pública municipal.

Como ajudar a ampliar a luta pela ampliação da hora-atividade?

Participe desta luta conosco! Assine o abaixo-assinado pela aplicação da hora-atividade nas escolas e CMEIS! Educação de qualidade é um direito nosso. Vamos pressionar esse governo a cumprir a lei do Piso do Magistério e a hora-atividade!É importante que a comunidade escolar faça parte dessa luta porque ela vai melhorar a qualidade da aula dos alunos e também a saúde dos professores.

what you need to know

in your inbox every morning