Na madrugada do último sábado (14), um homem foi filmado proferindo xingamentos racistas e xenofóbicos contra dois trabalhadores de um posto de combustível em Curitiba (PR).
Conforme Boletim de Ocorrência, o criminoso foi identificado como Marcelo Francisco da Silva. No vídeo, ele aparece xingando o frentista do posto de “neguinho”, “macaco” e “nordestino dos infernos”. Logo em seguida, Silva também aparece agredindo outra pessoa, que trabalha como caixa do posto, afirmando que a vítima “veio do Nordeste para querer ser gente em Curitiba”.
O vídeo não mostra como a discussão teria começado, mas no B.O., conforme divulgação da imprensa, consta que Marcelo teria atacado os trabalhadores ao tentar consumir um macarrão instantâneo no local antes de efetuar o pagamento do produto.
De acordo com o advogado das vítimas, Igor José Ogar, o agressor teria cometido os crimes de injúria, injúria racial e xenofobia. O advogado também informou ao G1 que pedirá a prisão de Marcelo.
Diante de mais esse absurdo e inaceitável caso de racismo e xenofobia, o SISMMAR vem a público repudiar o ocorrido e se somar nos pedidos da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), dos movimentos sociais e da sociedade civil para que a justiça seja feita e o agressor racista e xenofóbico seja devidamente punido.
BASTA DE RACISMO E XENOFOBIA!
JUSTIÇA PARA AS VÍTIMAS DE MARCELO FRANCISCO DA SILVA!