O magistério de Araucária reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 10 de outubro, para decidir sobre a mobilização da categoria para o Dia dos Professores. A assembleia começou às 10 horas, no salão da Igreja do Perpétuo Socorro, próximo à Câmara Municipal.

Os professores de Araucária não têm o que comemorar pelo seu dia, que será na quarta-feira, 15 de outubro. A correção salarial está atrasada desde junho. As promoções e progressões na carreira deferidas em 2012 e 2013 não foram pagas. As novas promoções estão sendo negadas. Para os professores das séries iniciais o prefeito alega que a promoção vertical se com figura em transposição de cargo, o que não é verdade.

Além disto, a educação municipal está sofrendo um processo de desmonte. As escolas e os Cmeis não oferecem condições para a melhoria. Escolas e turmas estão sendo repassadas ao Estado, que já nem consegue manter as escolas que foram estadualizadas na década de 1990.

Orientações

Quinze de Outubro será um dia de Luto e de Luta dos professores pela educação. Todos os professores estão sendo orientados a vestirem roupa preta neste dia.

Também é sugerido que façam fotos de todos reunidos, com faixas e cartazes, e postem nas redes sociais. Não esqueçam de marcar o Sismmar, para o sindicato compartilhar em sua página, reforçando o movimento das escolas.

O Sismmar está produzindo panfletos para informar a população os motivos da mobilização. Convide a comunidade a participar do protesto em favor da educação.

Também serão enviados banners para as escolas afixarem na fachada.

Mobilização de 15 de outubro

Manhã
Aulas de 30 minutos ou até o recreio, conforme a organização da escola.
10 horas – Concentração na frente da Prefeitura.
11 horas – Enterro simbólico da educação municipal. Venha com roupa preta e traga suas faixas e cartazes!

À tarde
Aulas de 30 minutos ou até o recreio, conforme a organização da escola.
15 horas – Concentração na frente da Prefeitura.
16 horas – Debate e a
to contra a estadualização das escolas Fonte Nova e David Carneiro e decisão sobre encaminhamentos