Começa hoje a 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, realizada pela CNTE. O tema é “Pensar em educação é pensar no Brasil: nosso futuro depende do seu voto”

Tradicionalmente, esta mobilização acontece na última semana de abril. Neste ano, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação adiou o evento para as vésperas das eleições. O objetivo era fomentar o debate sobre assuntos como reforma política, tributária e agrária, que deveriam pautar as campanhas eleitorais.

Todos os anos, o Sismmar realiza semana nacional na sua base sindical, muitas vezes abrindo a campanha de lutas da categoria.

Ocorre que em 2018, com a mudança de data, a mobilização acabou por coincidir com a XX Sessão Plenária em Defesa da Escola Pública, que será na quinta e na sexta-feira. É um evento local que tem outra dinâmica e um pauta própria, vinculada diretamente com a carreira do magistério.

A direção sindical considera importante os professores reproduzirem os debates da semana nacional nas unidades educacionais. Sempre que possível, com a comunidade escolar. Por isto, envia às escolas e Cmeis os cadernos enviados pela CNTE, por malote.

Porém, você pode acessar o material, clicando aqui.