Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

Os estudantes tomaram a frente na luta contra a Medida Provisória 746 e a PEC 241. Com esta atitude, eles provocam para a luta os professores e toda a classe trabalhadora.

Eles logo perceberam que a MP 746 e a PEC 241 vão destruir seu futuro. Imediatamente tomaram mais de 1 mil colégios pelo Brasil, sendo mais de 800 no Paraná. São 51 universidades e 82 institutos federais ocupados.

As ocupações foram decididas e realizadas pelos próprios estudantes. Começou com um núcleo de colégios em São José dos Pinhais, e o movimento rapidamente se alastrou pelo Paraná.

O exercício da ocupação pode fazer muito bem aos estudantes, que tomaram para si o cuidado da escola. Movimentaram pela internet um movimento para “dar” aulas aos ocupantes. São atividades de artes, lutas marciais, palestras, estudos. Tomara que lhes deem elementos para eles participarem da discussão do currículo.

O movimento vai seguir se organizando. Na quarta-feira, 26, será realizada assembleia em Curitiba, para dar um rumo às ocupações.

Provocações

Agitadores do MBL logo apareceram por Curitiba para tentar tumultuar o movimento. Foram acusados de fazer provocações e até de assédio sexual.

Eles vieram em apoio ao governo tucano do Paraná, que buscou articular um contramovimento, para fazer pressão pelas desocupações.

Pela manhã de 24 de outubro, um grupo assediou e invadiu o Colégio Estadual Guido Arzo, na CIC, em Curitiba, quebrando o portão de entrada. Vandalizaram. Em duas horas quebraram tudo que os ocupantes haviam consertado e cuidado.

No mesmo dia, em Santa Felicidade, um adolescente foi assassinado em escola ocupada. O crime não teve nenhuma relação com o movimento, mas está sendo usado pelo governo estadual para criminalizá-lo.

A luta é de todos

Os estudantes sabem por que lutam e não têm nada a perder. A PEC 241 e a MP 746 reduzem o ensino médio e toda a educação pública; diminuem-lhes as possibilidades na vida. Desistir desta luta é perder o seu futuro.

OI mesmo se aplica aos professores municipais de Araucária, que podem ter suas carreiras, seus salários e aposentadorias congeladas por 20 anos.

what you need to know

in your inbox every morning