A situação atual e o futuro das aposentadorias foram os principais assuntos debatidos no Coletivo de Aposentados do Sismmar, em reunião realizada no dia 11 de abril.

Previdência – As professoras aposentadas trabalharam artigo do advogado Ludimar Rafanhim sobre os “Planos de Carreiras dos Servidores Públicos Depois da Reforma da Previdência de 2003”. O texto publicado na revista RPPS do Brasil, 9ª edição, detalha as mudanças que o governo Lula promoveu nas aposentadorias dos funcionários públicos de todo o país.

O assessor jurídico do Sismmar aponta uma questão de que pouco se fala, mas influencia sobremaneira os planos de carreiras. A Emenda Constitucional 41 estabelece o cálculo das aposentadorias em 80% das maiores remunerações a quem vem ingressando no serviço público desde janeiro de 2004.

Este é um item. Os prejuízos aos trabalhadores são muito maiores. Clique aqui para ler o artigo inteiro.

FPMA – Participaram também do encontro de aposentados os representantes dos professores no Fundo de Previdência Hector Burnagui e Filomena Resner. Eles vieram trazer a a preocupação sobre o FPMA. Falaram da urgência de mudanças no fundo para evitar que tenha problemas para pagar aposentadorias num futuro próximo. Clique aqui para saber detalhes

Brasília – No dia 23 de abril será realizada em Brasília reunião da Coordenação Nacional de Aposentados da CNTE, em Brasília. As professoras Elecy Luvizon e Gilziane Queluz representarão o Sismmar no encontro que discutirá temas como integralidade e paridade nas aposentadorias, organização dos coletivos regionais e o Encontro Nacional de Aposentados previsto para agosto.