A intenção da Prefeitura de Araucária de transferir para o Estado os estudantes do 6º ao 9º ano tem preocupado pais, mães estudantes e professores.

A situação falimentar da maioria das escolas estaduais em Araucária assusta as famílias que não querem seus filhos estudando nelas. Mesmo com as escolas municipais abandonadas pela administração municipal, preferem que continuem frequentando estas unidades.

Os professores também ficam preocupados, pois aqueles que lecionam nas séries finais não sabem qual será seu futuro. Se permanecerem na rede e forem cedidos ao Estado, perdem o direito a avançar na carreira. Se fizerem novo concurso para o Estado, perdem direitos na aposentadoria. É grande a insegurança.

Para debater o assunto, a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores convocou Audiência Pública, que será realizada na noite desta quarta-feira, 21 de outubro, às 19 horas.

Foram convocados a participar as instituições vinculadas à educação municipal e estadual. São elas as Secretarias de Educação de Araucária e do Paraná, o conselho Municipal de Educação e os sindicatos Sismmar e APP-Sindicato.

Pais, mães, estudantes e professores estão convocados para o debate.