O Sismmar realizou a sabatina sobre educação com candidatos à Prefeitura de Araucária. Foi na tarde de 20 de setembro, no plenário da Câmara Municipal.  

O evento foi transmitido pelo Facebook e gravado. As respostas completas de cada candidato estão sendo postadas aqui no site, no canal do Sismmar no Youtube e no Facebook.

Participaram do debate Rosane Ferreira (PV), Clodoaldo Nepomuceno (PROS), Professor Orivaldo (PHS) e Rivadal Padilha (PT).

Dos ausentes, Palmonari (PRTB) justificou a falta por problemas de saúde. A assessoria do candidato Hissam (PPS) já havia recusado o convite à sabatina. Rui Souza (PTC) não compareceu e não deu satisfação.

O debate teve quatro blocos. Cada candidato respondeu uma pergunta sobre cada um dos três eixos pré-definidos. As perguntas foram formuladas pelos profissionais nas unidades educacionais de Araucária e sistematizadas pelo sindicato. No momento da sabatina, representantes das escolas apresentaram os questionamentos.

Os eixos eram Financiamento da Educação, Condições de Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

Antes das considerações finais de cada candidato, os quatro foram convidados e concordaram em assinar a Carta Compromisso Pela Educação (clique aqui para conhecer), elaborada pelo Sismmar, com as propostas do magistério para a educação pública.