Nesta quarta-feira, 06 de maio, ocorreu a primeira reunião do Coletivo de Educação do Campo. A professora Regina Bonat Pianovski (Universidade Tuiuti do Paraná) trouxe para o debate a discussão do Projeto Político Pedagógico.

No início da conversa a professora falou sobre o conceito de Escola do Campo. Ele se difere de Escola Rural, pois não percebe a unidade de ensino como mais uma escola comum situada no ambiente rural. Foram os movimentos sociais que sentiram a necessidade de uma escola voltada para a realidade do campo, que valorize este espaço social e reconheça e estimule a produção de conhecimento, fixando as pessoas no campo.

Para discutir o projeto político-pedagógico, Regina Pianovski tomou como base a Instrução Nº 007/2010, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Clique aqui para acessar.

A instrução propõe a organização do PPP por meio de elementos conceituais, que trata do diagnóstico do estabelecimento de ensino; situacionais, que contém os princípios didático-pedagógicos; e operacionais, com o planejamento de ações da escola.

Novos encontros serão realizados a cada mês no Sismmar. O próximo deverá ser na segunda semana de junho. A data ainda será confirmada.