Amanhã (20) é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e, tanto em Araucária quanto em Curitiba, serão realizadas diversas atividades em função da data. O objetivo é lembrar a importância da luta e resistência da população negra no combate à escravidão e ao racismo.

Em Araucária, será realizada uma mesa de debate com o tema “Racismo Estrutural” durante a 11ª Conferência das Relações Étnico-Raciais, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento está marcado para as 19h30 na sede da OAB (Rua Ernesto Hasselman, 1005 – Vila Nova) e irá contar com a presença de advogados, pedagogas e o Promotor de Justiça.

Já em Curitiba, acontecerá a tradicional Festa do Rosário, com início às 9h e encerramento às 22h, no Largo da Ordem, em frente à Igreja do Rosário. O evento irá contar com barracas de comidas típicas da gastronomia africana, além de oficinas de danças, músicas típicas e tranças afro. A festa é aberta ao público.

Também no centro de Curitiba, o prêmio Personalidade Afro-Paranaense, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), irá homenagear pessoas que lutam pela igualdade racial às 20h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto do Guairão (Rua XV de novembro, 971 – Centro). O prêmio será entregue às 10 personalidades afro-paranaenses de maior destaque no estado.

Logo após a premiação no Guairão, o público também poderá assistir ao show da cantora Sandra de Sá, com participação especial de Michele Mara (que ganhou o Prêmio Personalidade Afro-Paranaense na edição de 2017), Janine Mathias, Kátia Drumond e da Solution Orchestra. A entrada é gratuita e o evento é voltado para os maiores de 16 anos.

Participe!

Ajude a fortalecer a luta e resistência negra no Paraná!