diretores

diretoresNa tarde de hoje (19), diretores(as) e diretores(as) auxiliares participaram da Solenidade de Diplomação de Diretores das Unidades Educacionais, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). A escolha dos gestores pela comunidade é uma conquista na história dos trabalhadores da Educação. É parte essencial da Gestão Democrática, uma vez que garante a independência dos professores e educadores que atuam na direção em relação ao governo, o que não ocorre quando há indicação do mesmo.

Aliás, garantir o direito da comunidade participar desse processo não foi uma tarefa fácil. Em 2018, sob um falso discurso democrático, a Secretária de Educação prorrogou os mandatos das direções sem ouvir professores e nem a comunidade. Em 2019, foi preciso lutar pela realização da Consulta Pública, construindo e ampliando a legislação municipal para esse fim e ainda sob a sombra da política de indicação e do discurso da inconstitucionalidade da lei.

A mobilização dos trabalhadores da Educação de Araucária junto com o SISMMAR conquistou um importante avanço em 2019. Além de garantir o processo, pela primeira vez os CMAEEs participaram do processo e tiveram seus gestores escolhidos pela comunidade. Até o último momento da aprovação da lei 3.508/2019 (clique AQUI para acessar a lei), a SMED se posicionou de forma contrária a isso.

A consulta pública faz parte da Gestão Democrática, mas é um meio para isso, não um fim. Dessa forma, o SISMMAR saúda os professores(as) e educadores(as) escolhidos(as) para conduzir a gestão das Unidades Educacionais e reforça que só a luta muda vida. Para tanto, o Sindicato está de portas abertas e também reforça a importância de que as portas das Unidades também estejam abertas para a organização da classe trabalhadora.

A Luta Muda a Vida!

Firmes!