Pedagogia Histórico-Crítica
Pedagogia Histórico-Crítica
Palestra de abertura com Paulino Orso, em 2018.

Neste ano, haverá a continuidade dos Grupos de Estudo da Pedagogia Histórico-Crítica (GEPHC) em parceria com a Unioeste. Em 2018 foi realizada a 3ª etapa (Fundamentos da PHC II). Já nesta 4ª etapa, a temática será o Aprofundamento sobre a PHC I – centrada na superação do senso comum e construção de uma consciência filosófica.

A organização dos GEPHC é uma iniciativa do HISTEDOPR, criado em 2002, na UNIOESTE, articulado ao HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil”), criado em 1986, sediado na Faculdade de Educação da Unicamp, sob a coordenação do Prof. Dr. Dermeval Saviani.

A direção do SISMMAR entende que a formação de grupo de estudos é importante para que o servidor tenha uma melhor compreensão da sociedade, bem como para que consiga, através do embasamento, realizar uma prática transformadora em sua Unidade Educacional.

Certificação

A Unioeste irá expedir certificado de 40 horas às pessoas que participarem de, pelo menos, 6 encontros, sendo 32 horas de encontros presenciais e 8 horas destinadas às leituras. Já os coordenadores, por sua vez, receberão certificado de 50 horas.

Para formação dos grupos, inscrições dos participantes, acompanhamento de cronogramas e material de estudo, acesse o link abaixo:

https://www5.unioeste.br/portal/phc-2019/programa-de-estudos-phc

GEPHC no SISMMAR

Caso não seja possível formar um grupo na sua Unidade Educacional, a inscrição pode ser feita para o grupo que funcionará na sede do SISMMAR.

Cronograma 2019

De 1º de março a 30 de abril de 2019 Inscrições dos coordenadores (gratuitas), preenchimento do cadastro e envio solicitando a formação do grupo.
20 de março a 31 de maio de 2019 Inscrições dos demais participantes dos grupos. (Inscrições gratuitas).
02 de abril a 29 de setembro de 2019 Período de realização dos encontros.
01 a 20 de outubro de 2019 Envio do Relatório/Anais com a síntese das discussões dos encontros.