O Estatuto do Idoso completa dez anos no próximo 1º de outubro. A Lei Federal 10.741 foi criada para regular os direitos de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Este foi o assunto que o Coletivo de Aposentados levou para o acampamento de greve, na frente da Prefeitura de Araucária, no dia 12 de setembro. O Seminário sobre o Estatuto e a Violência contra a Pessoa Idosa estava marcado para acontecer na sede do Sismmar. No entanto, devido ao prolongamento do movimento paredista, foi transformado em mais uma atividade de greve.

“Embora os debates não tivessem a estrutura necessária para projetar slides e imagens de reforço, eles alcançaram um público maior”, afirma a coordenadora do Coletivo de Aposentados Elecy Luvison. Para ela, “é importante que as crianças e os jovens conheçam e saibam respeitar os idosos agora, porque eles precisarão deste apoio quando chegaram à idade avançada”.

Os arquivos que não foram expostos durante o seminário estão à disposição dos interessados neste site, na seção Arquivos Para Baixar.

Clique aqui para conhecer o Estatuto do Idoso. O art. 22 fala sobre a obrigatoriedade de implantá-lo nos currículos escolares.

Clique aqui para ver apontamentos sobre as condições da pessoa idosa e das políticas públicas no Paraná, oferecidos por Janary Maranhão Bussmann.

São materiais importantes para serem trabalhados em sala de aula.

Participaram do seminário a professora Tomyko Falleiros, secretária de Aposentados da APP-Sindicato, e o coronel aposentado Janary Maranhão Bussmann, que representou o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Com a queda da taxa de natalidade e o aumento da longevidade, a população brasileira passa por um rápido processo de envelhecimento. Esta nova realidade está obrigando os governos e os vários segmentos da sociedade a olharem com mais carinho para a pessoa idosa.

São políticas públicas que precisam ser implantadas ou expandidas. Mas também a conscientização dos indivíduos e das famílias para cuidar dos mais velhos, garantindo-lhes autonomia e dignidade.