Docência 2
Docência 2
Reunião entre SISMMAR e professores da Docência II

Na tarde desta quarta-feira (13), um grupo de professores da Docência II se reuniu na sede do SISMMAR para analisar as informações sobre a possibilidade de estadualização das escolas que atendem do 6º ao 9º ano.

A direção do SISMMAR apresentou os dados referentes aos valores que serão perdidos pelo município, caso o processo tenha continuidade. Os professores também questionaram sobre a cessão dos prédios, o que acarretaria em mais prejuízos ao município de Araucária. Devido a isso, a assessoria jurídica estuda a possibilidade de se noticiar ao Ministério Público eventuais danos ao patrimônio público do município causados neste processo.

Os professores também apontaram o caso de Curitiba, que mantém algumas unidades de 6º ao 9º para possibilitar a atuação desses profissionais na sua área de formação, e para a qual prestaram concurso público.

A categoria se preocupa com a possibilidade de atuação na Docência I, pela possibilidade, apontada pela própria prefeitura, de transposição de cargo, argumento usado desde 2013 para congelar a carreira dos professores da Docência I.

A atuação na área de formação em unidades educacionais é necessária para garantir os direitos de carreira da Docência II, portanto, um dos critérios mínimos estabelecidos pelo grupo. A proposta do conjunto dos trabalhadores do 6º ao 9º é de que a política de estadualização seja revista, respeitando a previsão de aposentadoria desses professores.