Na tarde de 22 de novembro ocorreram as últimas atividades da Semana da Consciência Negra, promovida pelo GEAA – Grupo de Estudos Africanidades Araucária – e pelo Sismmar.

O professor Odair Rodrigues dos Santos Jr deu uma aula sobre autores e a literatura africana e afrobrasileira. Falou como estes conteúdos devem e podem ser trabalhados em sala de aula no ano inteiro, dentro de um planejamento didático.

Enquanto isto, a professora Rosana de Oliveira Marcelino ministrava oficina de abayomi para um grupo de estudantes da Escola Municipal Aleixo Grebos. Abayomi é uma bonequinha africana, feita com apenas três trapos, nós e dobras, sem costuras.

Segundo a professora, sua origem está nos navios negreiros. As mães faziam abayomi com trapos da própria roupa para acalentar os filhos durante a angustiante travessia do atlântico.

Em outras atividades realizadas, a professora Rosângela Meireles contou histórias infantis de origem africana, e Maria Martiniano da Silva fez oficina de tranças. O trabalho com o cabelo foi um hobby que ela desenvolveu como meio de cuidar de sua vasta cabeleira.