Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

Search
Close this search box.

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (24) a portaria que institui uma comissão para acompanhar o processo de expansão das universidades federais. A comissão será formada por seis pessoas, sendo dois membros da UNE (União Nacional dos Estudantes), dois da Andifes (Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior) e dois do MEC. 

Segundo o texto, “a comissão será incumbida de acompanhar as ações do Ministério da Educação com vistas à consolidação do processo de expansão das universidades federais e de tratar dos assuntos estudantis correlatos ao tema”. 

criação da comissão foi prometida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante encontro com estudantes no final de junho. O movimento estudantil reivindica a ampliação da assistência estudantil, melhoria da estrutura das universidades, mais restaurantes universitários, creches, moradias, bolsas e outras formas de auxílio para garantir a permanência dos alunos e a qualidade nas instituições de ensino superior. Eles também pedem o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do fundo social e dos royalties do pré-sal para educação. 

De acordo com nota publicada pelo MEC na data do encontro, a prioridade do programa será a assistência estudantil, com maior apoio para alimentação e moradia dos alunos, por exemplo.

Fonte: UOL Educação

what you need to know

in your inbox every morning