Na tarde de segunda-feira, a direção do Sismmar tentou dar encaminhar negociação com a secretária da Eduação Janete Schiontek e sua equipe. Pelo sindicato estiveram Eloísa Helena Grilo e Giovana Pilleti.

Tentou é a palavra mais adequada. Às demandas apresentadas à secretária, todas resultaram em não. Ou no máximo, vamos avaliar. Nenhuma palavra afirmativa.

Substituições

A categoria espera há um ano a regulamentação do procedimento para distribuir aulas a professores substitutos. Propõe também que as aulas sejam dadas aos profissionais com mais experiência na rede.

A resposta foi de que o secretário de Gestão de Pessoas avaliou que a conjuntura financeira não permite mexer em nenhum ponto. Portanto, não haverá regulamentação. Janete também não abriu a possibilidade de inverter a lista, iniciando o chamamento para os mais velhos.

A administração municipal apenas nega e se sustenta no argumento da crise municipal, no impacto dos salários sobre a folha de pagamento. Quando o sindicato pede informações concretas, não apresenta.

As dirigentes do Sismmar reafirmaram a necessidade de avançar para maior transparência e para, no mínimo, debater alguns avanços por projeto de lei ou publicação.

Anos finais

Com respeito à regulamentada a hora-aula do 6º ao 9º ano, o promotor ainda não se pronunciou quanto à nomeação da comissão.

No ano passado, o promotor David Kerber de Aguiar, da Vara da Infância e Juventude, propôs a criação de uma comissão para encaminhar a medida. O objetivo é dar amparo legal à atual organização da jornada nos anos finais.

É possível que em março seja formada e iniciem os trabalhos.

Hora-atividade

A Smed deve agendar logo reunião para formar a comissão que proporá uma forma de ampliar a hora-atividade para 33,3% da jornada.

Disseram que primeiro irão finalizar as nomeações dos contratados pelo Processo Simplificado de Seleção – PSS.

Negociações

A direção sindical também pretende manter com a Smed um calendário de reuniões para tratar das questões que continuamente afetam a categoria. O Sismmar irá propor por ofício ae a secretária irá responder em seguida.