coluna SISMMAR

coluna SISMMARColuna do SISMMAR publicada na edição impressa do Jornal O Popular de quinta-feira (31)

Contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o empresário e Secretário Estadual de Educação (SEED) Renato Feder, nomeado por Ratinho Jr., anunciou na semana passada o programa Se liga! É tempo de aprender mais.

Esse projeto consiste em fazer com que o processo de recuperação dos alunos que apresentam baixo rendimento escolar faça parte de uma etapa aligeirada no final do ano. A medida fere a LDB porque atropela o entendimento de que a recuperação faz parte do todo.

O Se Liga! É tempo de aprender mais visa instituir recuperação e intensificação de conteúdos considerados “essenciais” para o processo de aprendizagem para que seja aplicado de 25 de novembro a 18 de dezembro. Assim sendo, as escolas devem planejar as ações a partir do dia 26 de outubro até o prazo de 22 de novembro.

A orientação da SEED é para que seja elaborado um “planejamento inovador”, que inclui a utilização de metodologias diferenciadas, salas ambientais, quadras e demais espaços das unidades educacionais com foco em conteúdos ditos essenciais, a fim de recuperar os resultados dos estudantes. Com isso, a mantenedora também demonstra total falta de conhecimento acerca da realidade das escolas estaduais: ventiladores que não funcionam, carteiras quebradas, quadras sem pintura, falta de materiais etc.

O governador Ratinho Jr. e seu Secretário, mais uma vez, estão atropelando a autonomia da comunidade escolar e implantando um projeto que visa acelerar o processo de recuperação, em vez de respeitar a legislação que garante a recuperação realizada durante todo o ano letivo.

O projeto Se Liga! insiste numa prática que desconsidera o planejamento como processo contínuo – que é essencial para refletir a realidade das escolas – com o objetivo de acelerar a recuperação de alunos com baixo rendimento visando apenas resultados.

Sendo assim, o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) vem a público repudiar a gestão Feder/governo Ratinho Jr., que desconsidera a realidade escolar e continua atacando a autonomia das escolas.

Além dos problemas elencados acima, o projeto Se Liga! também é mais uma clara demonstração de como atuam o governador do Paraná e seu Secretário Empresário da Educação. Exigem que os servidores trabalham mais, enquanto não investem o mínimo necessário para uma educação pública de qualidade.

O projeto criado pela SEED aumenta a carga de trabalho das equipes pedagógicas e dos professores e mostra o desespero de Feder para apresentar resultados imediatos. É mais uma vez o governo utilizando de indicadores fajutos para apresentar uma falsa expectativa de melhorias nos índices de educação!

Se liga, Ratinho Jr! Já passou da hora de investir na educação pública e valorizar os profissionais das escolas!