plenaria CME
plenaria CME
Plenária virtual realizada no dia 5 de março

Na última sexta-feira (05), os conselheiros e conselheiras do Conselho Municipal de Educação (CME) se reuniram em plenária extraordinária para dar continuidade à plenária do dia 2 de março. Na pauta, estava incluída a defesa do CME enquanto instância colegiada e de natureza participativa e o reforço da resolução 01/2021, que prevê o retorno presencial após a vacinação dos trabalhadores.

Durante a reunião, alguns conselheiros destacaram a falta de diálogo por parte da gestão Hissam, que atropelou a resolução do Conselho e divulgou o decreto de retorno às aulas presenciais em um jornal, sem qualquer debate. Os conselheiros também reforçaram que, em uma democracia, todas as instâncias envolvidas no processo de reabertura das escolas devem ser ouvidas.

O que ficou acordado em plenária é que o CME irá solicitar uma reunião com o governo Hissam para dialogar sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal. A Secretária Municipal de Educação, Adriana Chaves Palmieri, que participava da reunião virtual, também concordou que uma reunião entre o Conselho e Executivo deve acontecer para reestabelecer o diálogo.

O SISMMAR já enviou um ofício à prefeitura solicitando que, enquanto representante dos trabalhadores da Educação, a direção sindical também participe da mesa de negociação. É muito importante que a representação dos trabalhadores também tenha espaço para que possa debater os caminhos do ano letivo de 2021, sempre priorizando a defesa da vida.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar do acordo em plenária, a reunião com o Executivo ainda não está marcada. Nesta quarta-feira (10), às 14h30, haverá uma nova plenária virtual do CME. Os trabalhadores da Educação esperam que nessa reunião seja discutida, de fato, a convalidação da resolução 01/2021 do Conselho, conforme decisão da categoria em assembleia com o SISMMAR. Retorno seguro é retorno com vacina!

O sindicato irá novamente fazer a transmissão ao vivo da reunião pelas redes sociais para que todos e todas possam acompanhar as discussões do Conselho.

Assista e ajude a divulgar para os trabalhadores de sua unidade educacional!