A solenidade de posse da nova diretoria do Sismmar, ocorrida nesta quarta-feira (14), na sede do Sismmar, foi de muita confraternização.  Os presentes conheceram os integrantes da direção sindical colegiada que vão estar à frente do sindicato no período de 2012-2014.  A partir de agora, a entidade não terá mais os cargos de presidente, vice-presidente e secretários. A direção será formada por uma Diretoria Colegiada Plena – composta por 14 titulares e 7 suplentes. Após conhecer os novos representantes da categoria, os convidados participaram do coquetel de confraternização

A mudança para direção colegiada se deu após a alteração do Estatuto da entidade –  realizada no final do ano passado durante o I Congresso do Sismmar –, e que aboliu a lógica hierárquica na gestão administrativa. Para a nova coordenadora geral do Sismmar, Giovana Piletti, que foi presidente na última gestão, a reeleição da Chapa 1 é o resultado de uma avaliação positiva da categoria, mas requer novas responsabilidades.  “A nossa chapa obteve essa importante vitória. Os professores confiaram no nosso trabalho. Isso traz uma responsabilidade ainda maior, que é a garantia que vamos dar continuidade para o trabalho que estamos realizando”, pontuou.

Em relação aos desafios futuros, Giovana lembrou que 2012 é ano eleitoral, isto é, marcado por disputas de projetos muitas vezes antagônicos em relação à educação. “Será um ano de muita disputa de poder econômico e simbólico. Não vamos permitir que esse tipo jogo pelo poder coloque em risco as políticas para a educação para o próximo período. Nestes três últimos anos, avançamos em questões importantes. Por isso, em 2012, vamos fazer oposição. Será um importante momento para dizermos qual o nosso lado. A nossa luta e militância demonstram que o Sismmar não está atrelado ao governo. Pelo contrário, é um sindicato forte e independente”, enfatizou.

Planejamento 2012 – Ainda na solenidade, Giovana aproveitou para convocar os professores para participar da reunião de planejamento da ação sindical para o próximo ano. No dia 30 de janeiro de 2012, a categoria se reunirá para debater as futuras prioridades da luta sindical.

Leia também: Nova direção do Sismmar toma posse nesta quarta-feira (14)

Clique aqui e veja as fotos da solenidade de posse