Os professores da Docência II participam amanhã de encontro que será realizado no Sismmar, a partir das 8h30min.

Os profissionais deste segmento do Magistério estão preocupados com seu futuro. É intenção do governo dar seguimento ao processo de estadualização das turmas do 6º ao 9º ano, o que os coloca num quadro em extinção.

Portanto, é necessário que eles se reúnam para discutir as questões jurídicas e pedagógicas relacionadas à carreira para agora e para o futuro.

A cada ano devem sobrar mais e mais professores da Docência II sem turmas, já que seus alunos serão transferidos ao Estado.

O primeiro movimento do da Smed foi colocar esses docentes para cobrir licenças-prêmio. A Smed também tem a proposta de utilizá-los em projetos com os anos iniciais, dentro de suas áreas.

Estadualização

O processo de estadualização das turmas do 6º ao 9º ano está em discussão com o Estado. Segundo o secretário Henrique Theobald, ao invés de entregar prédios do município, o governo tem a intenção de fazer o Estado construir colégios para receber os anos finais do Ensino Fundamental.

O Sismmar teve aceito seu pedido para participar da reunião sobre estadualização ente o Ministério Público, Smed e Secretaria de Estado da Educação, marcada para 30 de março.