O coordenador geral adjunto do Sismmar, Nilo Silva Pereira Netto,  vai representar o sindicato na reunião do Conselho Nacional de Entidades, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNE/CNTE), que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio, em Brasília. 

O professor participa, no dia 24, do  seminário “As implicações do piso salarial nacional do magistério na carreira profissional: atualização do debate”. Entre outras discussões, o evento vai abordar a atuação dos parlamentares pela implantação da lei do piso, os conceitos jurídicos envolvendo a carreira e a valorização da categoria. O seminário acontece das 9h30 às 16h, no auditório da CNTE.

No dia 25, os temas a serem tratados dizem respeito às futuras ações e as mobilizações previstas da Confederação. Os sindicatos filiados discutirão análise de conjuntura, greve nacional (avaliação e continuidade da luta), o calendário de mobilização para o 2º semestre de 2012; as ações do PNE, dentre outros assuntos. 

Veja a programação completa do seminário abaixo:

9h30
Painel: O que pensa e faz o parlamento acerca da implantação do piso nacional do magistério e do PL 3.776/08, que trata da atualização monetária prevista na Lei 11.738
Expositores:
• Cristovam Buarque (membro do grupo de trabalho da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para acompanhamento do piso do magistério).
• Fátima Bezerra (presidenta da Frente Parlamentar em Defesa do Piso do Magistério Público da Educação Básica).

11h
Painel: Conceitos jurídicos sobre a carreira dos trabalhadores da educação básica
Expositor:
• Adovaldo Filho (Assessoria jurídica da CNTE).

14h
Painel: Resgate dos conceitos históricos da CNTE sobre a valorização da carreira dos trabalhadores da educação
Expositor:
• João Monlevade (Consultor do Senado e ex-dirigente da Confederação dos Professores do Brasil – CPB)

16h
Painel: A política remuneratória de Subsídio nas carreiras dos trabalhadores da educação básica – experiências nos estados de MG e MT
Expositores:
• Beatriz Cerqueira (coordenadora geral do Sind-Ute/MG)
• Gilmar Soares Ferreira (presidente do Sintep/MT)

Com informações da CNTE